sábado, 15 de setembro de 2012

ESTER E AS 04 FASES DA IGREJA PARA A VITÓRIA



As 04 fases da Igreja
Ester 8.1,6
Introdução
Entre as regras de interpretação Bíblicas, destacam-se as seguintes:
EXEGESE (aquilo que o texto à luz do contexto transmite)
ETMOLOGIA (Ciência que estuda a origem das palavras)
HONOMATANCIA (Ciência que estuda a origem dos SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS);
Na História que se estuda no livro de Ester é de suma importância algumas curiosidades:
@ Não há nenhuma menção ao nome de Deus,e  nenhuma variável do mesmo;
( JEOVÁ-EL- ELLOYN-ELLÁH)
@ O nome Assuero aparece 144 vezes;
@ Não há em nenhum versículo uma só citação acerca de culto,oração;
Então se ergue a seguinte pergunta, Como este livro que não faz menção a Deus,não fala de oração e não tem nenhuma referência direta ou indireta à nenhum tipo de culto encontrou lugar para tão nobre posição dentro do Cânon Sagrado ?
04 nomes se erguem nas páginas deste livro
ASSUERO – Grande Imperador-Rei sobre toda a terra
HADASSA –Luz apagada-murta- moita-luz escondida-
ESTER aquela que tem a luz brilhante-estrela radiante
MORDECAI Instrutor de gente sábia;

TEMA
ESTER E AS 04 FASES DA IGREJA PARA A VITÓRIA
1ª ANONIMATO Et. 2.5.10 Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita,
Que fora transportado de Jerusalém, com os cativos que foram levados com Jeconias, rei de Judá, o qual transportara Nabucodonosor, rei de babilônia.
Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha.
Sucedeu que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei, e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, aos cuidados de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, sob a custódia de Hegai, guarda das mulheres.
E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele; por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres.
Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse
Dois grandes problemas na vida de um anônimo:
a) ele faz e ninguém vê
b) ele fala e ninguém houve (ele enfrenta a oposição)
2 ª PREPARAÇÃO
Et. 2.12 E, chegando a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a ela segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias, e com as coisas para a purificação das mulheres
O tempo para a preparação era de um ano,isso fala de tempo,
KAIRÓS tempo na visão de Deus
KROMOS tempo na visão do homem
Tempo para toda a obra Ec 3.1 (Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu)
Para o nescituro de Isaack ( Gn.18 ,14) Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho
O tempo é nosso inimigo,por que com o tempo,nós:
Envelhecemos
Esfriamos na fé
Pessoas que amamos morrem
Costumes mudam
Conceitos são alterados
3ª APRESENTAÇÃO
Et.2.15,17 Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.
Assim foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.
E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.
Ester até aqui era apenas Hadassa uma luz escondida,mas o texto salta aos nossos olhas (chegando pois a a vez de Ester) depois de anônimo,depois de sofrer na faculdade da PREPARAÇÃO DE DEUS,chegou a vez de Ester,e ela já não era Hadassa,ela agora era Ester,a rainha
4ª EXALTAÇÃO Et.5.1.3
Sucedeu, pois, que ao terceiro dia Ester se vestiu com trajes reais, e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte do aposento do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono real, na casa real, defronte da porta do aposento.
E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava no pátio, alcançou graça aos seus olhos; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro.
Então o rei lhe disse: Que é que queres, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará.
Ester entra na presença do rei sem ser convidada.isso era em
Em primeiro lugar um insulto,pois o rei acabara de dispensar sua esposa Vasti por insubordinação,
Em segundo lugar era um risco por que o rei tinha muitos inimigos
A sala do pátio do rei tinha uma dimensão de 5º M² aproximadamente,havia um tapete vermelho que se estendia desde a porta até o 3º degrau do altar,onde estava o trono,na sala haviam 18 arqueiros,09 de cada lado.na proporção que alguém entrava na sala,esta pessoa se ajoelhava e com o rosto voltado para o chão avançava passando por cada par de arqueiros que com suas armas apontadas para a pessoa,se até esta pessoa chegar ao pé do altar o rei não esbossasse nehuma reação,a mesma seria morta ali mesmo.
Agora imagine a cena,Ester veio de uma cultura onde não se ajoelha diante de ninhguém
Ela entra na sala e quando todos esperam que ela se proste,ela marcha em direção do se rei,cada arqueiro apontava para ela suas armas e quando ela chega na ultima dupla de arqueiros,o rei vendo que ela corria risco de vida se levanta do trono,aponta seu cetro para ela
Et.5.2
E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava no pátio, alcançou graça aos seus olhos; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário