sábado, 13 de abril de 2013

O vaso de Alabastro

João 12,1,11. Mt,26,6-13. Mc,14,3-9.


Estes textos relatam à ação de uma mulher de nome Maria que teve uma atitude inesperada de ungir Jesus, derramando um precioso e caro perfume sobre o corpo do mestre da galileia. A bíblia disse que o aroma do perfume era tão intenso que encheu toda a casa. Jo 12.3.

A quantidade do perfume derramado que era uma libra, equivale a cerca de 326 gramas, O nardo, no hebraico, nerd; em grego, nardos) era um bálsamo raro extraído de uma planta nas regiões do Himalaia, do norte da índia que de acordo com evangelista Marcos, 14,5 , poderia ser vendido por cerca de 300 denários,com isso o nardo derramado por Maria valia praticamente o salário de um ano de trabalho.




Com este ato Maria estava declarando que Jesus era mais precioso que o mais puro nardo.

Há dias ouvi uma declaração bastante interessante de uma judia, que pode esclarecer melhor sobre a importância desse ato. Segundo ela o vaso de alabastro era pendurado no pescoço como colar,toda mulher judia tinha.Na noite de núpcias ela quebrava este vaso e aspergia o nardo em seus lençóis. Aquele momento era muito especial para ela. Agora da pra imaginar o que significava e o preço que custava?

“Ela quebrou o vaso e derramou o nardo que era para ser usado para o momento mais especial da sua vida que era o seu casamento. Mas ela preferiu aspergir sobre o corpo de Cristo.Ungido o Senhor.”

Com essa atitude ela estava dizendo: eu não vou casar mais, casei com o Senhor, minha vida daqui pra frente está inteiramente consagrada a ti , serei totalmente sua, Como Samuel, ti servirei para o resto da minha vida...) Não precisamos repetir esse ato, mas hoje devemos quebrar nosso ego nosso orgulho e nosso coração e nos entregarmos á Deus.

Já o alabastro é uma variedade do gesso, e era muito usado para fazer pequenos vasos. O vaso de alabastro era pequeno, com cerca de 14 cm de altura. Seu corpo era redondo, e ia afinando até o gargalo. Possuía uma pequena alça para que pudesse ser carregado preso ao cinto. Ele era selado (ou tampado) no gargalo para que o bálsamo não se perdesse e também para que o perfume fosse preservado. Desta forma, para usar o bálsamo, a pessoa tinha que quebrar o vaso.

Essa reflexão nos leva a imaginarmos como o vaso de alabastro. Todos nós temos esse bálsamo dentro de nós. Somos o suave perfume de Cristo. 2 Co 2.15. Que precisa ser compartilhado. Não podemos escondê-lo, Precisamos deixar que o vaso seja quebrado, para que o bálsamo seja derramado. Só assim, todos sentirão o seu suave perfume. Não devemos lamentar quando você for quebrado. Não lamente pela quebra do velho vaso.ou seja, não devemos reclamar diante das tribulações. Charles Haddon Spurgeon: disse que, "Ao nos esquivarmos de uma provação, estamos procurando evitar uma bênção."

Preste atenção ao perfume que o Senhor está derramando em sua vida e através dela.

Permita que o teu vaso seja quebrado nesse momento . Nunca faremos nada se o vaso não for quebrado, a igreja precisa ser quebrada para pormos de lado todo tipo de carnalidade.

Para concluir quero deixar três lições espirituais sobre o vaso de alabastro.


1º Ela ofereceu tudo e o melhor que tinha.


Ela não foi buscar prosperidade, cura, fazer uma barganha com Jesus, ela estava ali para oferecer, ela levou o seu sacrifício. O que estamos levando para ser apresentado ao Senhor.

O que estamos oferecendo a Deus é o melhor?

Veja a resposta do rei Davi sobre esse quesito "Não oferecerei a Deus sacrifícios que não me custem nada" - 2Sm. 24:24 .

2º Para uma perfeita adoração é preciso quebrar o vaso...


O vaso de alabastro, assim como o nardo o perfume,tinha um altíssimo valor.
O simbolismo do vaso de alabastro aponta para a necessidade de quebrar o coração diante do Deus Vivo. Salmos 51.17b – “a um coração quebrantado e contrito não desprezarás.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” (Jo 4.23,24)

Adoração para o servo de Deus é um estilo de vida.

Tudo o que fazermos deve ser para glorificar a Deus.Tudo é tudo mesmo. O andar, o vestir, o comer, o falar, o pensar, o agir… Até a morte (João 21:19)

3º Nossa adoração não é um desperdício

Muitas vezes somos criticados e até mal entendido por algumas ações que temos e valorizamos na obra do Senhor.

Esta mulher ela foi criticada por sua ação...

Marcos 14.3-7 -Para que se fez este desperdício de ungüento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, para que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes”.



Nada que é gasto para o reino de Deus é desperdício,Adorar a Deus nunca é disperdício. Seu louvor, seu sacrifício, seu tempo dedicado na obra nada é desperdício.


"A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas".D. L. Moody

Nenhum comentário:

Postar um comentário