quinta-feira, 30 de agosto de 2012

História de Israel

 Do período pós-exílio até a vinda do rei Jesus
A nação de Israel, agora representada pelo reino do sul; capital Jerusalém, permaneceu no cativeiro por setenta anos; até que o exílio acabou...


XI- Do exílio até a vinda do Messias.
Para estudarmos este assunto, precisamos nos situar dentro do contexto da evolução dos impérios mundiais que influenciaram diretamente a nação de Israel.
Impérios mundiais:
1º- Egito430 anos de exílio
2º- Assíria – Queda de Samaria e fim do reino do norte - 722 ac
Abaixo; o império Assírio

3º- BabilôniaDuração do império : 625 ac até 539 ac
                          Cativeiro: 1º- 605ac–Início do cativeiro
                                            2º- 597ac
                                            3º- 587ac–Queda de Jerusalém; destruição da cidade e do 1º       
                                                                templo feito por Salomão.
A queda da Babilônia ocorreu em 536 ac, quando o império Medo-Persa passou a dominar o mundo.
Abaixo, a amplitude territorial dos impérios: Babilônico, Persa e Grego.

4º- Medo-PersaDuração do império: 536ac até 331ac – Durante o período Persa encerrou-se o cativeiro de Israel (Judá representava a nação, daí os israelitas serem chamados de judeus até os nossos dias).
O retorno do cativeiro começa em 535 ac e divide-se em:
A- Ciro, imperador da Pérsia, ordena a volta dos judeus em 535 ac, no primeiro ano do seu reinado (II Cr 36.22,23; Ed 1.1-3), encerrando-se os setenta anos de cativeiro (605-535=70).
Zorobabel retorna e começa a reconstrução do templo.
Em 516 ac é feita a dedicação do templo (2º templo pronto).
B- Esdras regressa para Jerusalém com uma caravana de judeus em 458 ac .
C- No ano de 445 ac ocorre o regresso de Neemias e a reconstrução das muralhas de Jerusalém.
Profetas do período pós-exílio: Ageu; Zacarias e Malaquias
Israel agora estava de volta à terra de Canaã após 70 anos de cativeiro na Babilônia. Zorobabel comandou a construção do 2º templo; Esdras foi o encarregado de ensinar a lei do Senhor ao povo que retornou do cativeiro e Neemias foi o homem que comandou a reconstrução das muralhas de Jerusalém.
A respeito do segundo templo, disse o Senhor pela boca do profeta Ageu: “A Glória desta última casa será maior do que a da primeira...” (Ag 2.9a), referindo-se ao fato do próprio Senhor, na pessoa de Jesus, pisar no segundo templo quando veio ao mundo; embora a estrutura material do templo feito por Zorobabel fosse bem inferior a do templo feito por Salomão; o Verbo divino pisaria literalmente neste templo.
Infelizmente a nação de Israel continuou pecando e, apesar de ter retornado para a sua terra, continuou sob o domínio de outras nações.
Após a morte de Malaquias, houve um intervalo de 400 anos sem escrito canônico, período este chamado de 400 anos de silêncio ou período intertestamentário, interrompido com o nascimento de Jesus e início do Novo Testamento.
Até a vinda de Jesus, mais dois impérios dominaram sobre Israel e o mundo, a saber:
5º- Grego– Duração do império: 331ac até 63ac. (no período intertestamentário).
O império grego teve um avanço muitíssimo rápido com a pessoa de Alexandre, chamado de “O Grande” (331ac até 323 ac), entretanto, este teve uma morte prematura aos 33 anos de idade e, por não ter deixado herdeiros, o império entrou em caos e após 22 anos de lutas entre os seus generais, o império dividiu-se entre quatro deles:
Lisímaco (Trácia- Bitínia); Cassandro (Macedônia); Ptolomeu I Sóter (Egito) e Seleuco I Nicátor (Síria).
Destes generais, dois dariam origem a dinastias que teriam influência direta sobre Israel, a saber: PtolomeusSelêucidas. As lutas entre os reis do sul (Ptolomeus-Egito) e os reis do norte (Selêucidas-Síria) afetariam os judeus por um longo período.
A- Os Ptolomeus- 323ac até 204 ac
O primeiro a ficar com a Judéia e Jerusalém foi Ptolomeu I Sóter e o comando dos Ptolomeus durou de 323ac até 204ac. Os Ptolomeus não trataram tão mal aos judeus.
Durante este período, iniciou-se a tradução do Antigo Testamento para o grego coiné, que haveria de terminar por volta de 100 ac e se chamaria Septuaginta.
Vale lembrar que a cultura grega dominou o mundo através do processo chamado de helenização.
B- Os Selêucidas- 204ac até 165ac
Sob os Selêucidas, a nação de Israel sofreu bastante. O auge da maldade veio na época de Antíoco IV Epifânio. Durante o seu comando, muitos judeus foram seduzidos pelo helenismo e por isso houve um grave conflito entre judeus ortodoxos e judeus helenistas. Os ortodoxos rejeitavam a helenização total. Quando Antíoco tentou tomar o trono do Egito e foi derrotado pelos romanos (Roma já estava em ascensão), Antíoco descarregou a sua raiva contra os judeus que se revoltaram e não aceitaram a helenização; profanou o templo (sacrificou um porco no altar e eregiu uma estátua do “deus” Zeus no templo, sendo uma abominação máxima para os judeus); decidiu destruir o judaísmo; proibiu a circuncisão; profanou cópias da Lei e proibiu a guarda do sábado. Antíoco é considerado uma figura do Anticristo.
Quando Antíoco enviou os seus oficiais para obrigarem os judeus a oferecerem sacrifícios a Zeus, um sacerdote velho chamado Matatias se recusou a oferecer sacrifícios a Zeus, matou um judeu jovem que estava disposto a tomar o seu lugar e afastá-lo do sacerdócio, e ainda matou o oficial sírio que fora enviado por Antíoco. Matatias fugiu com os seus cinco filhos para as montanhas e assim começou a revolta dos macabeus.
C- O período Macabeu- 165ac até 63ac
O período macabeu durou até o domínio romano da palestina em 63ac.
Judas, o terceiro filho de Matatias chamado Macabeu (martelador), liderou a revolta e três anos depois do templo ter sido profanado, os judeus reconquistaram Jerusalém e purificaram o templo. Iniciou-se a dinastia chamada Hasmoneana.

No início do período hasmoneano, houve um acordo com Roma com o objetivo de hostilizar a Síria, entretanto, devido as lutas internas entre Hircano e Aristóbulo, Roma intervém, no início apoiando Aristóbulo. Como a situação estava grave e as lutas prosseguiam, foi feito um apelo para que o general romano Pompeu resolvesse o problema, este pediu que ambos aguardasse a sua chegada; como Aristóbulo continuou a luta, o apoio romano passou para Hircano.
Pompeu citiou a cidade de Jerusalém e a tomou. Hircano pôde ser sacerdote, porém Roma nomeou Antípater como supremo magistrado. Aristóbulo foi preso. Começa o período romano.
6º)- Romano- 63ac até?
O domínio romano sobre Israel começou em 63ac e foi até a destruição de Jerusalém pelo general Tito em 70dc. Durante o período romano Jesus veio ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário